sexta-feira, 29 de junho de 2007

Software Livre

Software Livre consiste em qualquer programa de computador que pode ser utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribuído. Tendo assim a liberdade de usufruir desse programa por qualquer tipo de pessoa, para qualquer tipo de trabalho sem que seja necessário atender a alguma restrição imposta pelo fornecedor.
Nos dias atuais obtemos de vários softwares livres, entre eles estão Linux, SuSe 9.3 e também obtendo vantagens em cima do software, tendo em vista o baixo custo, segurança, comunidades de suporte ativa.
As empresas que distribuem esses softwares possuem baixo custo, assim não cobrando pela utilização do sistema, mas acabam cobrando por serviços adicionais como manuais, suporte, treinamento, etc.
O software livre quando alterado, necessita de uma autorização do “usuário root”, que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus será instalado a não ser que se autorize. E também possui uma vasta lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas encontrados na utilização do sotware.

Web Standards

Web Standards ou W3C, entende-se como sendo convenções internacionais para desenvolvimento de sites utilizando-se das normas fornecidas pela W3C, assim podendo construir sites com mais usabilidade para diversos tipos de usuário.
Sites que utilizam normas da W3C são acessados e vizualizados por qualquer tipo de usuário e qualquer tecnologia, não tornando-se dependente do tipo de máquina que possui para uma boa navegabilidade.
Com a utilização das normas da W3C obtemos algumas vantagens como: a página do seu site carrega mais rapidamente independente se sua conexão for por linha discada ou banda larga, o código fica correto, possibilitando a interpretação de outros navegadores disponíveis no mercado como Mozilla, Firefox, Opera, Internet Explorer entre outros e tendo um melhor posicionamento em mecanismo de busca assim sendo a forma mais rápida de se localizar o conteúdo que você procura.
Hoje em dia, quem faz a utilização das normas da W3C em seus sites, são mais respeitados, não dando insatisfação ao usuário e também podendo usufruir das novas tecnologias.